quinta-feira, 28 de junho de 2007

Proposta de Reforma para a ONU

Atualmente a ONU passa por um processo de Reforma, oficialmente iniciado pelo ex-secretário geral Kofi Annan (atualmente o secretário geral da onu é o sul-coreano Ban Ki-moon) com In Larger Freedom.

Existem discussões sobre a reformulação do Conselho de Segurança, que apresenta um desequilíbrio em seus membros na nova ordem mundial. O desequilíbrio de forças se deve, principalmente, à ausência do Japão e da Alemanha (respectivamente, segunda e terceira maiores economias do planeta), nações que, por terem sido derrotadas na Segunda Guerra Mundial, ficaram fora do núcleo do Conselho. Alemanha, Brasil, Japão e Índia formaram o G-4 e apresentaram uma proposta para expandir o Conselho para 25 membros, com mais 5 permanentes além dos atuais. Os novos membros permanentes seriam assim divididos:

Dois membros da Ásia.
Um membro da América Latina
Um membro da Europa de Leste
Um membro da África


O G-4 preencheria as quatro primeiras cadeiras, restando uma força africana como Nigéria ou África do Sul. A França apoía a entrada da Alemanha, e os países sul-americanos tendem a apoiar o Brasil. Resistências regionais existem contra o G-4: Paquistão contra Índia, e, o mais importante, China contra Japão. Um veto da China ao projeto de expansão prolongaria o desequilíbrio das forças no Conselho de Segurança.


O Conselho de Segurança é composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia e a República Popular da China, sendo que cada um destes membros tem direito de veto. Os outros 10 membros são rotativos e têm mandatos de 2 anos.






Organograma simplificado atual da ONU :






Organograma simplificado após todas as reformas :