domingo, 24 de junho de 2007

Explosões Solares


Um estudo do Centro Nacional para Pesquisas Atmosféricas dos EUA conseguiu prever quando será a próxima explosão do Sol – ocorrerá entre o final de 2007 e o início de 2008. Ela será entre 30% e 50% mais forte que a última, ocorrida em 2004 e considerada a mais intensa tempestade solar dos últimos 15 anos. Assim como um médico que utiliza aparelhos de ultra-sonografia para examinar a gestação de suas pacientes, a cientista Mausumi Dikpati, chefe da pesquisa, valeu-se de dados coletados por um telescópio espacial para analisar o movimento das correntes elétricas no interior do Sol.


A partir de uma simulação feita com dados dos últimos oito ciclos solares, foi possível chegar a um resultado preciso e prever quando o Sol voltará a explodir.O ciclo solar se caracteriza pela inversão do campo magnético do Sol, quando parte da energia acumulada em seu núcleo explode e produz labaredas e tempestades de partículas radioativas que banham a atmosfera da Terra. As explosões liberam mais de cinco milhões de toneladas de energia pura no espaço e seus reflexos são sentidos em todo o espaço. “Os mais prejudicados são os satélites, as missões espaciais, o sistema de comunicação dos aviões e as redes de fornecimento de energia”, diz Mausumi.


A Nasa teme que a tempestade solar que está por vir interfira ou até destrua as naves que estão no espaço. Na aviação, será preciso um novo planejamento de rotas até 2012, quando o ciclo solar alcançará o seu auge com um aumento na formação de nuvens e maior incidência de chuvas.


A influência do Sol no clima da Terra foi o tema central do 11º Simpósio Internacional sobre o Sol, recém-realizado no Rio de Janeiro. “O próximo ciclo solar trará mais chuvas”, diz Pierre Kaufmann, astrofísico da Universidade Mackenzie, de São Paulo.


Assim, antecipar o comportamento explosivo do Sol é fundamental para preservar as condições ambientais da Terra e proteger o nosso planeta. Protegê-lo, quem diria, da fúria do astro que o alimenta de energia e calor