sexta-feira, 25 de maio de 2007

A fé baha'i , os consultores da ONU


A fé Baha’i e seu envolvimento com a ONU

A Comunidade Internacional Bahá'í é uma organização sob a direção da Casa Universal de Justiça em Haifa, e possui caráter consultivo para com as organizações seguintes:

Conselho Económico e Social (ECOSOC)
Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM)
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Principais Objetivos da Fé Baha'i na ONU:

- Apoiar e trabalhar na criação de um governo mundial unficado.
- Um "Executivo Mundial" será apresentado para governar a grande assembléia global.
- O executivo mundial contará com o apoio de líderes capitalistas, comunistas, banqueiros, empresarios globais, Ongs e religiosos.
- O executivo mundial contará também com a ajuda de uma revelação espiritual de (*) Bahá'u'lláh .
- Após o surgimento de vários sinais com o objetivo de unficar a população mundial, restará apenas um último sinal.
- Esse sinal se converterá na moeda global unificada possuindo valores espirituais e econômicos.

4) CONCEPÇÕES DE INTERPRETAÇÃO DE PROFECIAS BÍBLICAS

4.1) Primitivista - Interpretação das Escrituras no plano de sua época. Caracteriza-se por ser literal e limitada. Correspondia a tentativa dos primeiros seguidores conhecer os significados da revelação dos Profetas.

4.2) Futurista - Esta categoria de interpretação projeta os eventos registrados nas Escrituras para consumação futura não aceitando a possibilidade de algum evento ter sido cumprido. Está interpretação está presente na maioria dos grupos sectários milenaristas.

4.3) Pretérita -Segundo os preteristas os eventos proféticos já foram cumpridos não são aplicáveis ao presente e nem ao futuro.

4.4) Filosófica Esta interpretação desvincula os eventos do contexto histórico e expressa em termos de símbolos filosóficos, psicológicos e astrológicos. Não admite a profecia como uma realidade concreta mas sim como uma dimensão mítica.
4.5) Histórica-Simbólica - Esta interpretação une aspectos simbólicos e históricos relacionando os à acontecimentos atuais. Todavia, esta concepção, gera muitas interpretações conflitantes. Para os seus defensores as interpretações são como facetas de uma mesma verdade.

4.6) Autoritativa -Corresponde as interpretações dos Fundadores das Grandes Religiões Históricas.

Podemos chegar às seguintes conclusões:

O ideal dos bahaístas é imperativamente ético; nada têm a apresentar sobre Deus e seus desígnios para a humanidade; não falam da salvação em Cristo, mas apenas de seguir seus ensinamentos; não têm fundamentos bíblicos ou teológicos; sua doutrina é um apanhado de todas as grandes religiões.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1 : 9)
O bahaísmo possui uma falta total de conhecimento teológico e também das escrituras com relação ao passado, presente e futuro da humanidade, muitas profecias escritas pelo profeta Daniel por exemplo, foram cumpridas em sua época , mas Daniel escreveu profecias para um tempo futuro muito distante , e até os dias de hoje ainda foram cumpridas, pois não chegou o tempo determinado por DEUS para o fim .
E a visão da tarde e da manhã que foi falada, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias muito distantes. (Daniel 8 : 26)
Finalizando, o bahaísmo tem muito em comum com a Teosofia: ambos dão ênfase à idéia de que há necessidade de um porta-voz divino para os dias atuais, que acrescente algo mais às palavras de Jesus; os bahaístas afirmam que esse porta-voz divino foi Bahá'u'lláh; concordam ambas, a Teosofia e a Fé Bahà'i, que todas as religiões são uma só.
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo . (I Timóteo 2 : 5)
O bahaísmo também possui alguns postulados aceitos pelo espiritismo. Cristãos verdadeiros, autênticos, não podem aceitar a maneira de pensar dos espíritas, pois a mensagem do evangelho não se coaduna com elas. Ser cristão é seguir a Cristo, seguir a Palavra de Deus, vivê-la, sem buscar novos conhecimentos em outros homens, pois a Bíblia nos apresenta toda a revelação necessária para nossa vida Cristã.

Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. (I João 4 : 6)

(*) Bahá'u'lláh siginifica " a glória de Deus"